2013/06/25

One Piece #590 (Crossover com Dragon Ball Z & Toriko)

A Shonen Jump e a Toei Animation parecem mesmo decididas a fazerem de Toriko o seu próximo grande sucesso. Só esse facto pode justificar o aparecimento de mais este crossover, em que para além dos Straw Hat Pirates ainda fez regressar ao ecrã o nosso adorado Son Goku, seus familiares e fiéis amigos. Com tanta personagem conhecida junta, conceber um episódio que agradasse minimamente aos fãs não era muito complicado.


Ao contrário do último crossover em que os grandes heróis das séries envolvidas tiveram de unir forças, neste aqui, tal apenas aconteceu na segunda metade da transmissão, uma vez que tudo começou com uma competição entre todos levada a cabo pela IGO (em português: Organização Internacional de Gourmet). O desafio consistia numa autêntica maratona por uma enorme ilha, em que os participantes deveriam conseguir chegar ao centro da mesma e arrecadar o tão desejado prémio que basicamente era um tipo de carne lendária. Rapidamente todos os desconhecidos ficaram pelo caminho devido aos perigos, restando apenas em prova alguns protagonistas de Toriko,Dragon Ball e One Piece.
Acontece que para se chegar ao centro da ilha e ao respetivo prémio que se encontrava dentro de um “estádio” cheio de público podia-se optar por três caminhos, o que levou à mistura dos vários participantes. Isto é, Luffy, Toriko e Goku foram pelo mais montanhoso, enquanto que Gohan, Komatsu, Sanji e Setsuno optaram pela floresta e C-18, Nami, Rin, Franky, Brook e o Tartaruga Genial foram pelo deserto. Em qualquer caminho as dificuldades foram ultrapassadas, destacando-se apenas o facto de que algures no deserto os perversos do costume tentaram abusar das senhoras, não se livrando de umas valentes pancadas.
Por seu lado, Zoro aparecia também na floresta à procura de direções. Para não variar, voltara a perder-se. O que lhe valeu foi o quase instantâneo aparecimento de Zebra seguido pelo de Vegeta. Os três começaram a lutar, esquecendo a outra competição por completo. Gostaram tanto que mesmo no final deste crossover o embate ainda perdurava.
Voltando ao evento realizado pela IGO, Toriko, Luffy e Son Goku não tiveram dificuldade em serem os primeiros a chegar ao estádio. O que se seguiu foi que os três tocaram no prémio exatamente ao mesmo tempo, como disse o bem conhecido relatador dos Torneios Tenkaichi de Dragon Ball. O principal responsável pela competição, Mansam, disse então que os três deveriam competir para se apurar um vencedor. Durante a transformação do estádio numa arena, o inevitável Mr. Satan acabou por ir parar também ao ringue, ficando uma luta a quatro. Ainda não tinha o combate começado e muito fácil era de prever quem seria o seu vencedor. Não apenas porque seria difícil vermos os responsáveis pelo crossover a favorecerem algum dos três heróis, mas também porque Mr. Satan dificilmente iria perder a sua reputação. Apesar da vitória deste último, a luta entre o trio foi muito boa, mesmo tendo em conta a grande diferença na conceção dos seus poderes. Surpreso e regalado com a vitória, Mr. Satan decidiu partilhar com todos o tão conceituado prémio.

A segunda metade do crossover abriu então com todos os nossos conhecidos à mesa a saborearem a mítica refeição. Envoltos num ambiente calmo e feliz, esse mesmo estava prestes a terminar com o aparecimento de uma poderosa criatura que, como Mansam confessara quando interrogado, fora a que a levara a organizar aquele evento, já que necessitava da ajuda dos mais fortes lutadores do universo para a capturar. De nome Akami, o ser pareceu ouvir o seu nome e emergiu das águas para invadir o banquete dos nossos amigos. Inicialmente com um aspeto e tamanho amigável, o mesmo acabou por atrair Gohan, Usopp e Mr. Satan e, quando estes menos esperavam, absorveu a sua energia, cresceu, ficou mais forte e desertou do local. Pior do que isso, a criatura espalhou um veneno pelo corpo das vítimas que lhes roubou a sua força. Como Setsuno rapidamente esclareceu, o único antídoto possível só teria efeito se o Akami fosse capturado nos trinta minutos seguintes. A caça começou imediatamente.
Não foi preciso esperar muito para o primeiro grupo dar com o inimigo. Sanji, Sunny e Piccolo lançaram-se ao ataque e chegaram mesmo a pensar que tinham arrumado de vez com a criatura. Infelizmente esse pensamento estava errado, mas a verdade é uma, a combinação dos seus ataques foi realmente muito boa de se ver. Seguiu-se então Coco, Brook, Gotenks e Franky. Mais uma vez, a beleza e o poder de ataques como a Poison Sword, o Radical Beam e o Super Ghost Kamikaze Attack revelaram-se inúteis. À medida que os combates iam passando, o Akami ia era ficando mais forte quando se pretendia o contrário.
Dado o caos da situação e com muitas personagens importantes já fora de cena, restava ao trio fantástico tentar solucionar o problema de vez. Aqui sim, foi possível assistir-se à combinação dos poderes dos três. Mesmo assim a coisa esteve muito complicada, muito mesmo! Valeu a Genki Dama (Spirit Bomb) de Goku, que conseguiu ter sucesso à custa dos ataques às partes laterais do corpo do Akami por parte de Luffy e Toriko. Com o assunto arrumado de vez e com todos recuperados, o crossover terminou com um lauto banquete.
Como referi no início, acima de tudo esta combinação de séries teve como objetivo projetar Toriko para a ribalta. Se contribui para isso ou não, essa é uma dúvida que só o tempo conseguirá esclarecer. Pessoalmente não saí daqui muito convencido com Toriko. Fiquei com a ideia de que a série tem alguma qualidade, mas particularmente o tema está longe de ser dos melhores e, consequentemente, a obra não tem desde logo capacidade para concorrer com One Piece ou Dragon Ball. Seja como for, valeu pelos combates bastante agradáveis que foram exibidos e que incluíram várias combinações de diferentes poderes. para além dos Straw Hat Pirates esta foi também uma nova oportunidade de ver os heróis de outros tempos em ação.
E vocês? Gostaram deste ”episódio especial” que reuniu tantas personagens conhecidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário